Acessibilidade

No uso de sistemas computacionais, a acessibilidade tem sido cada vez mais percebida como uma característica necessária à qualidade no uso, ou seja, à usabilidade. A usabilidade diz respeito à capacidade de um produto ser usado por usuários específicos para atingir objetivos específicos com eficácia, eficiência e satisfação em um contexto específico de uso (ISO 9241-11). Já a acessibilidade ao uso de sistemas computacionais por seres humanos pode ser entendida como a flexibilidade proporcionada para o acesso à informação e à interação, de maneira que usuários com diferentes necessidades possam acessar e usar esses sistemas.

Promover a acessibilidade, em seu sentido mais amplo é indispensável ao “movimento” contemporâneo de inclusão digital, considerando um dos mecanismos para viabilizar a inclusão social. A inclusão digital deve transcender aspectos relativos ao custo dos artefatos de computação, acesso físico indiscriminado a esses recursos e educação para o uso da tecnologia.

Assim como a usabilidade, a acessibilidade é um conceito relativo, que depende do entendimento das necessidades dos usuários. Um sistema com boa usabilidade, em linhas gerais, pode não ser acessível a um determinado usuário, e vice-versa. Enquanto, por exemplo, a acessibilidade diz respeito a alcançar à informação desejada e conseguir interagir com um sistema, a usabilidade diz respeito, entre outras coisas, a quão fácil e agradável é usar e navegar por esse sistema.

Seja um bom exemplo, deixe seu banheiro acessível com os produtos do  Meu banheiro.  Ligue para (11) 3032-0074.

Assento Sanitário Avenca Borboleta

Assento Sanitário Avenca Borboleta marmorizado, para outros modelos ligue. – Poliéster

Deixe um comentário